sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Cariocas são bacanas...

Quinta-feira. Dezoito horas e dez minutos. Metrô da Cinelândia. Direção Zona Norte.

Primeiro trem: im-pos-sí-vel.

Segundo trem: há de ser esse. Não há tempo hábil para mais uma espera. O terapeuta me espera, na Tijuca, às dezenove.

Muita gente.

Estação Carioca, sensação de arrastão, de muvuca do foo fighters no Rock in Rio. Pessoas dominó, dois ou mais corpos ocupando o mesmo espaço - não existe lei da física no metrô a essa hora.

A voz eletrônica solicita, automática:
Prezado cliente. Ofereça ajuda aos idosos, gestantes e pessoas com necessidades especiais

A imprensada cliente aqui pensa que todos ali, sem exceção, naquele momento, possuem necessidades especiais – respirar é preciso e impraticável. Olho para baixo e não vejo pés, apenas um breu. Medo. Rezo um pai-nosso. Outro. Mais um. Mentalizo alívio.

Alívio, alívio, alívio, alívio. Alívio, alívio, alívio, A-lí-vi-o.

(essa sou eu, usando o mesmo método que tenho praticado para as fortes cólicas menstruais irem embora sem remédio.)

Silêncio espremido no carro do metrô.

Até que, como num quadrinho do Ziraldo daqueles de várias cabecinhas iguais e um balão que não se sabe de qual bolinha saiu, ouve-se uma voz:

- Aê, meu amigo, tu não lava o suvaco não? Sacanagem, bota um alho aí dentro dessa jaqueta que aqui tá foda, com esse braço levantado.

E todos riem, até quem não se conhece. Eu também. Um viva para a descontração carioca.

Estação Central. Respirar fica mais fácil.

Estação Estácio. Já posso me movimentar normalmente.

.Alívio.

10 comentários:

Brites disse...

Muito bom, Carol.

É assim a zona norte... rs

bj

bia disse...

Cariocas são bacanas e tem sempre alguém por perto que sabe fazer a perfeita tradução em palavras...
Beijos

Carolzinha disse...

Pois é... por isso, não ando mais de metrô...

Lady Shady disse...

Sorry, amiga...
Eu ODEIO Metrô Zona Norte ( já peguei muuuuuuito ) e não tenho o mínimo senso de humor com essa gente que fica fazendo piada escatológica no Metrô abarrotaaaaaado, ou com aquela gente que vai entrando, espremendo os outros e rindo, achando a maior graça de estar ali naquela situação insuportável!
Sou mega mal humorada nessas condições.
Essa gente é uóóóóóó!
bjs, bjs

Cinira Ira disse...

Preciso concordar com Lady Shady desta vez.
bjs

Ju disse...

nem eu! muito menos às 6 da noite!

Sá disse...

Parece com a éstória do passarinho que caiu do ninho e estava morrendo de frio no inverno.
De repente veio um vaca e ....
sloft, glubt, splash e plic.
O passarinho se aqueceu e agradecido começou a cantar.
Tava na merda mas ficou feliz...

Salve as piadinhas dos cariocas não é, garota do capacete?
Beijos

nanda disse...

já desci em estação que nem queria no meio de um muvuca no metrô. fui levada pela multidão, quando vi estava fora do vagão!

nanda disse...

já desci em estação que nem queria no meio de um muvuca no metrô. fui levada pela multidão, quando vi estava fora do vagão!

Letícia disse...

Meo Deos!!!! É assim mesmo!!!